Participantes da reunião do 31° CCS debatem sobre Projeto Segurança Presente

Participantes da reunião do 31° CCS debatem sobre Projeto Segurança Presente

A AMAR, como de costume, participou de todas as reuniões mensais do 31º CCS no ano de 2016, levando as demandas do Jardim Oceânico às autoridades competentes, conforme as atas publicadas no site do 31º CCS, que são encaminhadas ao ISP – Instituto de Segurança Pública.

A última reunião mensal do ano do 31° CCS – Conselho Comunitário de Segurança -, realizada na manhã do dia 22 de novembro, em parceria com a Câmara Comunitária do Recreio dos Bandeirantes, Vargens e Adjacências, reuniu mais de 100 pessoas no auditório do Absolutto Businees towers, no Recreio. Durante o encontro, foram entregues perguntas e sugestões aos membros da mesa e uma dessas envolveu bastante dos presentes: a implantações do projeto de Segurança Presente, que já está em operação em outros bairros do Rio obtendo excelentes resultados na diminuição dos índices de violência, são eles: o Centro Presente, Lapa Presente, Aterro Presente, Méier Presente e Lagoa Presente. A sugestão é para a implantação deste projeto subdividindo-o pelos sub-bairros da região do 31º BPM (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Joá, Itanhangá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e Grumari).

O Comandante do 31°BPM, Cel. Sergio Schalioni se pronunciou: “Essa questão foi trazida pra mim pelo Carlo Caiado (morador da Barra e vereador). Vejo esse projeto de forma positiva porque não se pode ser contrário ao que vem para ajudar a população em relação a diminuição do índices de criminalidade. E já havia falado com Ricardo (presidente do 31° CCS) para nos engajarmos nisso”.

Participantes da reunião citaram valores do projeto em alguns bairros, e o comandante lembrou que as implantações já feitas aconteceram em regiões que, embora tivessem alto índice de ocorrências, são menores do que as áreas assistidas pelo Batalhão. O desenvolvimento desse projeto, envolve circulação de agentes a pé, de bicicleta ou em viaturas (moto e carro); ainda é embrionário. Já houve tentativa de implantá-lo, mas como não foi possível, é preciso fazer avaliações, trabalhar com ações e unir esforços para que aconteça.

De acordo com Ricardo Magalhães, a Fecomércio será procurada, assim como todos que estiveram dispostos a ajudar. “O assunto está sendo tratado aqui pela terceira vez. Sabemos, antecipadamente, que ainda são necessários alguns passos concretizá-lo e a nossa diretoria vai buscar apoio nesse sentido. O Jardim Oceânico, por exemplo, bastante afetado recentemente pelo aumento do número de assaltos, principalmente a residências, conforme informado pelo delegado Marcus Vinícius da 16ª DP, se enquadra em um determinado polígono. Isso acontece também com as regiões do shoppings Downtown e Cittá America, e da ABM – Associação Bosque Marapendi; do Parque das Rosas, do Recreio, do Terreirão, das Várzeas, da praia, entre outras. Talvez dividindo toda a nossa área em núcleos, como até já foi sugerido em outras ocasiões, o preço se torna mais acessível”.

Magalhães aproveitou para pedir mais união: “Precisamos da ajuda de qualquer um de vocês porque, neste momento, o poder público está precisando mais do nosso apoio do que das nossas exigências. Isso não que dizer que vamos deixar de fazê-las. Sim; vamos continuar. Mas acho que agora podemos nos unir para fins um pouco diferentes”.

Na tarde do mesmo dia da reunião, o presidente do 31º CCS compareceu a Subprefeitura da Barra da Tijuca e entregou cópia das fichas (perguntas) na secretaria local para conhecimento e providências relacionadas à Prefeituras.

A reunião do 31º CCS contou com a presença do Comandante do 31º BPM, dos delegados da 16º DP e 42º, representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, do Administrador Regional do Recreio e de representante da Subprefeitura da Barra. O encontro foi marcado pelas homenagens prestadas aos policiais militares mortos em combate. O Comandante e os delegados apresentaram as estatísticas de crimes na região, das ações em andamento e o planejamento para 2017.

A próxima reunião mensal de janeiro do 31º CCS será no dia 18/01/2017, terça-feira, no 1°GBS - Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, localizado na Av. Ayrton Senna, 2.001, sob o comando do Cel BM Sarmento. Esperamos todos lá.

Fonte: 31º Conselho Comunitário de Segurança

Rio, 22 de novembro de 2016.

Escrever Comentário

*

*

*Campos obrigatórios Por favor valide os campos obrigatórios