Pedestres arriscam a vida em viaduto sobre o Canal de Marapendi

Pedestres arriscam a vida em viaduto sobre o Canal de Marapendi

O viaduto que liga o Jardim Oceânico ao Shopping Downtown, passando sobre o Canal de Marapendi, tem, no sentido Zona Sul, uma passarela construída este ano, como parte das obras do lote zero do BRT Transoeste. Do outro lado, não há passagem para pedestres e o corrimão (guarda-corpo) é baixo. Mesmo assim, para evitar ter de caminhar longas distâncias, muitos pedestres se arriscam, atravessando pela estreita calçada à beira da pista.

Gabriela Jara, moradora de Ipanema, trabalha no Downtown e já chegou a atravessar pelo lado sem proteção. Hoje, evita fazê-lo.

Se no sentido Barra do viaduto houvesse uma passarela, eu poderia chegar ao trabalho bem mais rápido. Mas, para não ter de passar por lá, acabo vindo de ônibus e demorando pelo menos mais meia hora no percurso — reclama. — Como sou alta, aquela grade muito baixa me deixou tensa.

Fernanda Guitti, moradora da Ilha da Gigoia, acrescenta:

É difícil atravessar ali. Por que a obra não foi feita dos dois lados do viaduto?

A Secretaria municipal de Obras esclarece que a implantação de uma passarela na pista sentido Barra está em fase de licenciamento. Atualmente, pedestres não devem passar pelo local, por segurança.

A AMAR informa que já fez dezenas de solicitações, tanto para a Subprefeitura da Barra quanto para o Consórcio Construtor Rio-Barra (responsável pelas obras da linha 4 do metrô), no sentido de que fossem feitas obras de melhorais na segurança e na acessibilidade neste trecho da ligação entre o Jardim Oceânico e a Av. das Américas, mas que as obras só foram feitas em apenas um sentido; ainda falta o outro. Outro alerta é com referência aos constantes os relatos de assaltos nesse mesmo trecho da via.

Fonte: O Globo-Barra

Rio, 09 de dezembro de 2016.

Escrever Comentário

*

*

*Campos obrigatórios Por favor valide os campos obrigatórios